'Só pensava em ganhar', diz rapaz internado após competição de tereré

G1 | Cadastrada em: 02/05/2013 às 23:49:14 | Atualizada: 02/05/2013 às 23:49:14

Jovem permanece internado na Santa Casa de Campo Grande. Estudante vomitou três vezes durante prova e teve várias convulsões.

'Só pensava em ganhar', diz rapaz internado após competição de tereré'Só pensava em ganhar', diz rapaz internado após competição de tereré

Um estudante de 19 anos, que preferiu não ter o nome divulgado, foi internado na Santa Casa de Campo Grande, após passar mal durante uma competição que premia grupos que conseguem tomar a maior quantidade de tereré, bebida típica de Mato Grosso do Sul, feita com água gelada e erva-mate. Na mesma disputa, uma jovem morreu.

O rapaz permanece internado na ala de clínica médica do hospital e o estado de saúde dele é estável. Em entrevista ao G1nesta quinta-feira (2), ele disse que ingeriu muitos litros da bebida. “Tomei muito tereré e tomei muito rápido. Eu só pensava em ganhar”, afirmou.

O jovem relatou que chegou ao local do evento, realizado no último domingo (28), por volta das 14h30 (horário de MS). A competição começou por volta das 16h e ele permaneceu até o fim. O rapaz disse ainda que, durante a prova, vomitou três vezes e no momento de ir embora começou a passar mal. Ele foi encaminhado por amigos ao pronto socorro da Santa Casa.

Ainda segundo o jovem, a roda em que ele estava tinha dez pessoas, que ingeriram 60 litros da bebida.

A Santa Casa informou que o estudante chegou às 19h52 de domingo no pronto socorro e teve diversas convulsões.

No prontuário do paciente, consta que ele teve distúrbios metabólicos. Ele ainda deve passar por exames de sangue e por uma tomografia antes de receber alta. 

O rapaz mora em São Gabriel do Oeste, a 133 km de Campo Grande, e relatou que viajou para Campo Grande para participar do evento. Ele afirmou ainda que, no dia da competição, se alimentou normalmente e informou que não tem problemas de saúde.

Jovem morreu após dois dias internada na Santa
Casa (Foto: Arquivo Pessoal/ Welton Miranda)Jovem morreu após dois dias internada na Santa Casa (Foto: Arquivo Pessoal/ Welton Miranda)

Morte
Um mulher de 21 anos morreu após passar mal durante o mesmo evento, que premia grupos que conseguem tomar a maior quantidade de tereré. As informações são do marido da vítima, Welton Godoy Miranda, 29 anos.

Segundo ele, a mulher foi internada na Santa Casa no dia do evento e morreu dois dias depois, na tarde de terça-feira (30). Segundo informações da assessoria de imprensa do hospital, a causa do óbito foi um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Evento
“A Maior Roda de Tereré do Mundo” é promovida pela emissora de rádio Blink 102 desde 2012, quando reuniu cerca de 50 mil participantes, segundo a empresa. Além da competição que premia o grupo que toma mais tereré durante o evento, vários shows musicais também são realizados.

Segundo o regulamento da competição, disponível no site da rádio, cada equipe ou roda deve levar suas próprias garrafas térmicas e guampa, copo usado para tomar o tereré, e bomba, objeto para sugar a bebida. Cada grupo recebe água gelada a gosto para encher a garrafa. No item 8 do regulamento, a organização do evento ressalta que “os participantes podem e devem ir ao banheiro quantas vezes desejarem e necessitarem.”

Em 2013, o evento foi realizado na antiga estação ferroviária da cidade. O objetivo é promover o encontro de várias rodas em torno da tradicional bebida de Mato Grosso do Sul.

Melhor visualizado 1024x768