'Saidinha do Dia dos Pais' libera 1.200 presos às ruas da região

Ifronteira | Cadastrada em: 10/08/2012 às 00:02:46 | Atualizada: 10/08/2012 às 00:02:46

Três unidades penitenciárias vão liberar detentos, que devem voltar entre 13 e 15 de agosto

Três unidades prisionais do regime semiaberto da região devem liberar 1.197 presos para passarem o Dia dos Pais fora dos presídios. Eles serão beneficiados pela saída temporária, como prevê a Lei de Execução Penal (LEP), e podem ficar até sete dias longe das prisões.

A Penitenciária de Presidente Venceslau liberará 85 presos nessa sexta-feira (10), a de Lucélia e a de Pacaembu já liberaram 122 e 990, respectivamente, nesta quinta-feira (9).

Nenhuma das outras penitenciárias da região vai conceder o benefício e os que sairão devem retornar entre os dias 13 e 15 de agosto, depende de cada unidade e decisão judicial.

Em todo o Estado, ao menos 22 mil presos do regime semiaberto deverão deixar as prisões entre esta quinta e a sexta-feira.  Apenas 4.800 dos presos beneficiados serão monitorados com o uso de tornozeleiras eletrônicas, número de equipamentos que a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) possui atualmente.

Caso não retornem na data prevista, de cinco a sete dias, passam a ser considerados foragidos da Justiça e terão que cumprir a pena em regime fechado.

No Dia dos Pais do ano passado, 21.474 detentos foram beneficiados com a saída temporária no Estado de São Paulo e 1.143 (5,32%) não voltaram.

Dicas de segurança

Sobre a segurança, o 18º Batalhão de Polícia Militar de Presidente Prudente divulgou nesta quinta-feira algumas dicas para a população, tendo em vista que nesta época algumas pessoas se ausentam mais de suas residências.

A polícia orienta que moradores avisem seus vizinhos de confiança para que acionem a Polícia Militar em caso de suspeitos nas imediações, barulho no quintal ou outra situação de suspeita que o imóvel esteja sendo furtado.

Ao chegar ou sair de casa, antes de abrir o portão, é importante verificar se não há pessoas suspeitas nas imediações; em caso positivo, não sair ou não adentrar antes de acionar a polícia através do telefone 190, para que faça uma verificação no local.

Outra dica é que, ao sair para a rua, tomar cuidado com bolsas e carteiras, levar a quantia necessária para realizar os pagamentos, dar preferência a pagamentos com cartões bancários, evitar saque de grandes quantias e dar preferência às transferências de valores. Caso seja inevitável o saque de valor considerável, não ir à agência sozinho e não contar dinheiro em público.

Melhor visualizado 1024x768