Equipamentos para som automotivo

 

O que é som automotivo?

Equipamentos som automotivo é toda aparelhagem utilizada para reprodução de som instalado em veículos, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Os modelos e funcionalidades do som automotivo variam de acordo com o gosto do cliente.

Tem gente que prefere um som simples apenas para ouvir suas músicas ou rádios favoritas enquanto dirige. Porém, há quem faça do som automotivo um hobby, e começam equipa-los e melhora-los sempre. Muitas vezes até participam de competições.

Para montar um som automotivo de qualidade, você precisará de bons equipamentos de som automotivo. Falaremos sobre alguns deles agora, começando por um dos mais importantes: os alto-falantes.

 

Alto-Falantes

Os alto-falantes transformam o sinal elétrico do som automotivo em ondas sonoras no ar. Para isto, ele possui um cone (que pode ser de papel ou outro material) que age como um trator, quando o cone vibra, empurra e puxa o ar, fazendo-o vibrar também. Os alto-falantes devem ser escolhidos minuciosamente, muitos se deixam enganar por anúncios de alta potência, porém é melhor que se escolha os de potência menor, porque essas são potências reais. As marcas brasileiras de som automotivo com equipamentos de altíssima qualidade são as marcas: Taramp’s e Stetsom. Os alto-falantes Eros possuem alta qualidade, equiparando-se com marcas importadas.

 

 

Módulo Amplificador

Os módulos amplificadores de som automotivo são utilizados para receber o sinal da unidade principal. Eles são responsáveis pela qualidade e potência do som, mesmo você tendo bons alto falantes no seu som automotivo, se eles não receberem a potência necessária, não vai adiantar. Existem três tipos de amplificadores no mercado: o Mosfet, Booster e o Digital.

O módulo amplificador de som do tipo Booster pega sinais pré-amplificados ou totalmente amplificados e dá maior potência ao som final. Atende as frequências mais graves e médias do espectro sonoro, não sendo recomendado aos sons agudos.

O amplificador de som do tipo Mosfet possui mais rendimento sonoro do que os módulos do tipo Booster, porém não se voltam a ganhos de potência, e sim, visa a melhor qualidade final de som. Para compensar os ganhos de potência no Mosfet, bastam módulos secundários de boa qualidade.

A classe de módulo amplificador digital é usado para projetos de potências altas, porque são mais econômicos e não esquentam.

 

 

Crossover

A função do Crossover é filtrar e dividir a frequência em grave, médio e agudo, ou seja, este equipamento é o grande responsável pelo som mais limpo e de qualidade. Além disso, o crossover previne danos nos alto-falantes, já que ele mantém o balanço entre as frequências, impedindo a sobrecarga dos mesmos, passando a ter uma durabilidade ainda maior.

 

 

Voltímetro

voltímetro é monitora a tensão da bateria, com a função de avisar o momento em que a tensão está baixa demais ou alta demais, dessa forma, ele ajuda na conservação dos demais equipamentos para som automotivo, evitando que os mesmos sofram algum dano.